NO DIA NACIONAL DO SORVETE, MESTRE GELATIERE EXPLICA AS DIVERSAS FORMAS DA SOBREMESA
De acordo com a ABIS, o brasileiro consome ao ano cerca de 6,2 litros
Com o início da primavera e a volta dos dias mais quentes, chega também o dia de um queridinho nacional e salvador das tardes de calor, o sorvete!
Comemorada sempre no dia 23 de setembro, a data à sobremesa foi criado pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes) há 14 anos. E não foi escolhida por acaso: do começo da primavera ao fim do verão, consumimos 70% de toda quantidade de sorvete produzida anualmente pelas empresas nacionais.
No Brasil, o consumo de sorvetes ainda é pequeno, com cerca de 6,2 litros consumidos por habitante ao ano. Esse número é três vezes menor do que o da Nova Zelândia, em que cada pessoa toma aproximadamente 26,3 litros por ano. Em outras posições melhores de consumo anual estão os Estados Unidos (22,5 litros), Canadá e Austrália (17,8 litros/cada).
Pode parecer um número baixo para o brasileiro, mas, acredite, estamos falando de cerca de 665 milhões de litros consumidos nessa época, entre picolés, ice cream e gelato. E não, esses não são apenas sinônimos para sorvete. As diferenças entre eles vão da temperatura à textura, ingredientes, modo de preparo e armazenamento.
A mestre gelatiere, Sandra Chaves, da Artesane Gelateria, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, explica o que há de especial em cada um deles.
Cremino
Já viu aqueles sorvetes de duas cores, que parecem desenhados? Eles se chamam variegatos e têm esse aspecto porque é mesclada à massa calda de frutas ou de chocolates.
Gelato
Febre entre os brasileiros, a massa de origem italiana ficou conhecida apenas como uma versão mais gourmet de sorvete. Mas, na verdade, ela tem textura mais lisa e suave, além de menos gordura e maior teor de proteínas.
Sorvete Soft
Típico das grandes lanchonetes fast foods, eles saem de máquinas instantâneas em formato espiral, normalmente direto para as casquinhas. Pasme: a porcentagem de gordura é baixa e a de proteína, alta.
Creme Glacée
Típico de países como França e Bélgica, o sorvete é daqueles de sabor equilibrado e textura sedosa na boca. Depois de provar, a definição se torna quase inesquecível.
Paleta Mexicana
Os picolés grandes e, na maioria das vezes, recheados, fizeram um supersucesso no Brasil em 2014 e deixaram de ser conhecidos apenas no México. Com certeza você já passou por alguma paleteria ou ao menos viu nas redes sociais a foto de um sorvete retangular, muitas vezes recheado.
Picolé
Clássicos nas praias, parques, e praças, os sorvetes sustentados por palitos são mais duros e consistentes,geralmente feitos de frutas e em formato cilíndrico ou retangular.
Frozen Iogurte
Feito com calda à base de iogurte, geralmente em pó, e leite (também pode ser substituído por água), a massa é produzida em máquinas softs e vendida por aí tanto por quilo quanto por unidade. Em geral, é possível acrescentar frutas, caldas e outras coberturas.
Sorbet
Acredite, ele é feito apenas com água e frutas. O resultado final é simples, leve e de textura granulada. O melhor: não leva nenhum tipo de gordura, nem vegetal, nem animal.
Ice Cream
Encontrado em potes nos supermercados e por quilo nas sorveterias, o tipo tem textura firme, sabor intenso e teor de gordura alto. |